Olá Amigo:

Aqui neste blog você encontra disponível alguns relatos a respeito de uma metodologia de ensino através das diferentes linguagens: verbal e não verbal. Essa metodologia muito poderá lhe ajudar ao ensinar crianças e criar infinitas atividades práticas que os ajudarão a atingir os mais diversos objetivos multidisciplinares. Através de fotos e vídeos você poderá acompanhar um trabalho realizado na África e também no Brasil, em escolas e igrejas, com professores e crianças, nas cidades e em zonas rurais, com ou sem recursos culturais e financeiros e em região extremamente carente em todos os aspectos imagináveis.
Encontre os livros "NOVO PLANO DE AULAS" e "PROJETOS PARA MISSÕES" em:
Www.amazon.com.br

15 outubro, 2010

Palestra - Metodologia do ensino

Palestra para capacitação de professores do ensino fundamental 1

É comum as escolas em momentos oportunos, realizarem o famoso "planejamento de aulas"onde durante alguns dias todos os professores se reúnem para programar e planejar suas aulas para o próximo ano letivo.

Como professora e autora de livros didáticos, tive a oportunidade de estar presente em reuniões pedagógicas em dezenas de cidades e capitais do Brasil e recentemente na África - Moçambique.

As cidades que já visitei levando palestras para capacitação de professores são as seguintes:

Porto Velho, Manaus, Belém - PA, São Luiz -MA, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Hortolândia, Engenheiro Coelho, Presidente Prudente, Cuiabá, Sinop, Feira de Santana... e em Moçambique: Maputo, Chimoio e Beira.

A palestra a que me proponho a dar é sobre metodologia do ensino para professores do ensino fundamental 1.
Um método de ensino prático, inovador, fácil, dinâmico, baixo custo, que desperta o interesse a aptidões dos alunos.
Como já comentado, esta metodologia do ensino já foi implantada em Moçambique -África, nas cidades de Maputo, Beira e Chimoio. Neste blog você encontra relatos, fotos e vídeos referentes a essa viagem que ocorreu de 19/10/2010 a 07/09/2010.
A realidade das escolas em Moçambique é muito diferente das do Brasil, onde os professores e alunos  não possuem nenhum tipo de apoio da mídia (revistas, jornais, livros, televisão,internet...) para suas pesquisas. Mas mesmo assim com tantas limitações o projeto educativo pedagógico lá desenvolvido foi de total sucesso entre os educadores.

Em janeiro de 2011 está previsto o lançamento de um livro que transmite com detalhes esta proposta, intitulado "Novo Plano de Aulas". Este livro muito poderá ajudar os professores a criarem seus planos de aulas embasados numa metodologia apoiada nas diferentes linguagens: verbal e não verbal. Veja mais detalhes sobre o livro neste blog.

O ideal é estar com grupo de professores numa média de 40 a 60 pessoas pois a primeira parte da palestra é a explanação da teoria do método de ensino e a segunda parte é a construção de plano de aulas das múltiplas disciplinas.
O horário ideal é das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h, ou conforme o interesse de cada escola.


Nota: para agendar palestra para sua escola entre em contato com a autora, deixando seu e-mail ou números telefônicos

Vídeos com professores da África


1 - Agradecimentos em chimoio

2 - Agradecimentos 2

3 - Brincadeiras de crianças como apoio ao ensino

4 - Dinâmica com professores usando brincadeiras infantis como ferramentas do ensino

5- Usando pedrinhas para fixação de conteúdos:

6 - Coral de crianças da cidade de Beira - Moçambique
        7 - Cerimônia de agradecimento no dialeto local
       
         8 - Dinâmica com professores usando o desenho como apoio ao ensino
            9 - Dinâmica com professores usando  dramatização e sons
           10 -  Professores africanos brincam como crianças para ensinar      
         conteúdos
          11 - Jogo com palavras - Assim, assim, assim...
         12 - Venda de ratos para consumo humano