Olá Amigo:

Aqui neste blog você encontra disponível alguns relatos a respeito de uma metodologia de ensino através das diferentes linguagens: verbal e não verbal. Essa metodologia muito poderá lhe ajudar ao ensinar crianças e criar infinitas atividades práticas que os ajudarão a atingir os mais diversos objetivos multidisciplinares. Através de fotos e vídeos você poderá acompanhar um trabalho realizado na África e também no Brasil, em escolas e igrejas, com professores e crianças, nas cidades e em zonas rurais, com ou sem recursos culturais e financeiros e em região extremamente carente em todos os aspectos imagináveis.
Encontre os livros "NOVO PLANO DE AULAS" e "PROJETOS PARA MISSÕES" em:
Www.amazon.com.br

14 outubro, 2010

Evangelismo Infantil / Livro

Há dez anos tive a oportunidade de conhecer mais de perto a grande missão de evangelizar crianças.

Me apaixonei por este ministério, e como já tinha escrito dois livros didáticos (A Arte na Natureza Vol 1e 2 ed. CPB - 1992) voltados à área de arte educação, comecei a escrever textos e livros para evangelismo infantil.

Juntando a minha metodologia de ensino aos diferentes conteúdos e objetivos cristão, pude perceber que pessoas leigas e sem formação acadêmica muito poderiam contribuir com a evangelização de crianças em grandes, médios e pequenos grupos, dando-lhes amor, cuidado, atenção, recreação, conhecimento e envolvimento social em tempos de férias ou finais de semana, dias que muitas vezes as crianças se encontram desacompanhadas dos adultos; familiares, pais e professores.

Em abril do ano de 2000 escrevi o primeiro programa de escola cristã de férias brasileiro intitulado: "Os Segredos do Grande Artista" publicado pela Casa Publicadora Brasiliera.
Este programa continha um Kit de apoio aos porfessores com os seguintes produtos:
Manual do professor, caderno de atividades da criança, CD de histórias da Turma do Nosso Amiguinho, para serem dublados pelos fantoches da "Turma", Cd musical, 5 personagens em forma de fantoches de espuma com as caracteristicas dos personagens da revista Nosso Amiguinho, crachás para identificação das crianças, Cd musical, 3metros de TNT para cenário, vídeo de história bíblicas, banner decorativo, faixa de rua para divulgação, certificado de participação, partituras musicais, bolsa para transportar os materiais.
Temos o relato que nas férias de julho e final do ano de 2001, mais de 15.200 crianças participaram desse programa dentre elas 445 indiozinhos Karajás.

Ainda no ano de 2000 dava inicio a tese do meu mestrado em Educação e como não podia ser diferente o titulo dessa tese tem tudo a ver com o meu método de ensino onde "A arte-educação como instrumento para o desenvolvimento global da criança" estava demonstrado através desse programa de escola de férias.
Com o decorrer do meu estudo, muita pesquisa eu pude fazer relatando os benefícios de uma escola de férias na vida das crianças onde muitas podem ser tiradas das ruas e ter um acompanhamento cristão e fraternal.
Fiz também um levantamento de como as igrejas no Brasil, há mais de 40 anos se preocupam com este  programa e os fins a que ele se propõe.
Diante de muitas informações percebi também que os programas comprados dos USA nem sempre eram adaptados para a realidade brasileira, alem de serem muito dispendiosos continham conteúdos muitas vezes impertinentes para a nossa cultura.
Diante do sucesso e da natureza do programa brasileiro, resolvi escrever o segundo título de um programa de escola bíblica de férias intitulado"A criatividade de Deus".
A estrutura deste programa, as atividades e os textos, se encontram no livro "Textos, Atividades e Técnicas"para evangelismo infantil publicado neste ano de 2010 o qual já foi lançado na cidade de Feira de Santana e em Moçambique nas cidades de Maputo, Beira e Chimoio.
Durante alguns anos me dediquei a escrever textos para serem usados no evangelismo infantil.
" Histórias bíblicas para adoração infantil" foi uma encomenda feita a mim pela DSA referente a um livro a ser usado no momento de adoração infantil habitualmente existente nas igrejas. Este livro contém 52 histórias bíblicas (uma para cada fim de semana do ano) para serem contadas de forma dinâmicas. Esse livro não foi comercializado, portanto você encontra as histórias no livro Textos, Atividades e Técnicas.

Capacitação de professores - Agende um curso

Metodologia do Ensino

Estou agendando cursos ou palestra para professores do ensino fundamental 1
A proposta destes cursos/palestras é referente a uma metodologia do ensino multidisplinar embasado nas diferentes linguagens: verbal e não verbal.
Esta  capacitação de professores do ensino fundamental 1 tem a duração em média de 6 horas (8:00h - 12:00hr, 13:00h - 16:00h) mas nada impede que esse horário seja adaptado a realidade de cada escola.
Na primeira parte da manhã é visto as questões teóricas referentes a metodologia do ensino contidas no livro "Novo Plano de Aulas" (em fase de produção, veja neste blog o índice e prefácio), bem como dinâmica de grupos e atividades práticas que dão suporte ao método proposto.

Na segunda parte do  dia os professores elaboram plano de aulas multidisciplinares (história, geografia, matemática, artes, português, inglês, ciências...) dentro da proposta metodológica sugerida e apresentam aos componentes do grupo.

A metodologia aqui sugerida tem como  apoio questões e atividades relacionadas à arte-educação como ferramenta do ensino, levando em conta tudo o que se refere a linguagem verbal e não verbal, ou seja; a cultura, costumes da terra, materiais disponíveis a baixo custos, brincadeiras e jogos infantis regionais, dramatizações, uso de fantoches, meios de comunicação, técnicas plásticas básicas, etc.

Encontre neste blog mais informações (fotos, vídeos) sobre esta  metodolgia já testada e implantada em Moçambique - África.
Entre em contato e agende um curso/palestra para o próximo planejamento da sua escola/cidade

nidelcilima@gmail.com
Tel. 019 - 8142-6601